quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Começa o Madeira Rachmaninov Festival



Por LUÍS ROCHA

Principia hoje um importante evento musical, o Madeira Rachmaninov Festival, mais uma iniciativa da Associação dos Amigos do Conservatório de Música da Madeira. A partir das 21h30, no Teatro Municipal, Robert Andres e sua esposa, a também pianista Honor O'Hea, tocarão peças do compositor russo para piano a quatro mãos. Norberto Gomes, Marina Gyumishyan e Irina Kózina tocarão obras para violino, violoncelo e piano. O evento, segundo avança o DN-Madeira, integrar-se-á também nos Daniel Pearl World Music Days, uma iniciativa da fundação criada em nome do jornalista (que também tocava violino) assassinado no Paquistão em 2002, e que pretende criar consciencialização para a necessidade de tolerância no mundo de hoje,
O ciclo Madeira Rachmaninov Festival, que se dividirá em quatro concertos (os outros são a 1 e 2 de Novembro pelas 18 horas, e a 5 de Novembro pelas 21h30, conta com Artur Pizarro como cabeça de cartaz, além de outros músicos seus amigos. Nunca é demais dizê-lo: o português Pizarro, residente na Inglaterra, é um dos mais geniais pianistas da actualidade. As suas actuações na Madeira têm sido memoráveis, na interpretação de ciclos inesquecíveis como por exemplo as sonatas de Beethoven.
Robert Andres e Honor O'Hea, por outro lado, têm obtido um sucesso respeitável ao nível internacional, com os seus concertos de piano a 4 mãos ou a 2 pianos.

Sem comentários:

Enviar um comentário