quinta-feira, 14 de agosto de 2014

«Paramos os campeonatos se for preciso!»


Por SÉRGIO FREITAS TEIXEIRA

A maioria dos clubes de futebol da Madeira espera que o Governo Regional pague até à primeira semana de Setembro os valores referentes aos contratos programa de 2013/2014. Se tal não acontecer haverá nova reunião e o presidente do Bairro de Argentina ameaça: «Paramos os campeonatos, se for preciso!»

Em 2012/2013, a maioria dos clubes regionais adiou durante três meses o arranque dos campeonatos do futebol de formação como forma de protesto perante a falta de pagamento do Governo Regional dos contratos programa estabelecidos.

Na época passada, o arranque deu-se novamente em Setembro, tendo os clubes assumido a totalidade das despesas, quer com as inscrições dos jogadores, quer com a organização dos jogos, mas agora, para 2014/2015, há já uma ameaça de uma nova paragem de um campeonato que arranca no dia 17 do próximo mês.

A ameaça surge pela voz do presidente do Bairro da Argentina que na semana passada juntou 18 clubes na sede da colectividade.«Por agora, vamos esperar. Vamos esperar até à primeira semana de Setembro, que foi quando o Governo Regional prometeu que ia fazer os pagamentos aos clubes referentes à época passada. Se isso não acontecer vamos voltar a reunir e a partir daí paramos os campeonatos, se for preciso», garantiu José Luís Nunes em declarações ao Domínio Público. O dirigente assegura, porém, que esta é apenas uma das possibilidades que podem vir a estar em cima da mesa num futuro próximo.

O motivo da revolta é simples: «Toda esta situação é insustentável e inadmissível! Os clubes do pote 1 já receberam e nós continuamos à espera. Há uma semana quisemos mostrar que estamos juntos e organizados e entre os 18 clubes presentes todos disseram que não tinham dinheiro para inscrever jogadores e que só o podiam fazer com os pagamentos do Governo», explicou o líder do Bairro da Argentina, garantindo que as contas do passado podem esperar e que o importante é o presente e o pagamento das verbas referentes a 2013/2014.

«Andam a prometer desde Janeiro», lamentou José Luís Nunes, acrescentando que teve a indicação que os contratos programa estão prontos e só esperam pelo aval da Secretaria do Plano e Finanças.

«Abandono dos juniores foi decisão ponderada»

Depois de ter sido campeão regional de juniores, o Bairro da Argentina decidiu parar com o futebol no escalão. Uma decisão explicada agora por José Luís Nunes: «O abandono dos juniores foi uma decisão ponderada da minha parte porque 16 dos jogadores que foram campeões passaram a seniores, não havia juvenis suficientes para abastecer a equipa e é cada vez mais difícil trazer jogadores de fora neste escalão», esclareceu o dirigente, revelando que a solução passou pela abertura do escalão de iniciados, aproveitando captações em escolas, num projecto com cinco anos e que visa dar um crescimento sustentado ao futebol de formação do Bairro da Argentina.

Sem comentários:

Enviar um comentário