terça-feira, 22 de julho de 2014

Maria do Carmo Santos expressa impressões e emoções sobre a Ponta do Sol em livro de poemas e fotografias



Por LUÍS ROCHA

Maria do Carmo Cunha Santos, antiga directora da Biblioteca de Culturas Estrangeiras da Direcção Regional dos Assuntos Culturais e também do Centro Cultural John Dos Passos, lançou ontem neste espaço um seu livro de poesia, intitulado 'Sentir a Ponta do Sol...'.
A obra, que surge numa edição de autor, é dedicada ao marido da autora, o saudoso eng. Tomaz da Cunha Santos, tendo Maria do Carmo Santos explicado, no lançamento, e de forma comovida, que, sendo seu marido natural daquela localidade, inculcou-lhe o gosto pela mesma e pelas suas gentes, a ele lhe devendo, portanto, o interesse que desde há anos devota à Ponta do Sol.
Um interesse que, aliás, se consubstanciou na proposta à presidência do Governo Regional da Madeira para que ali criasse o dito Centro, homenageando um escritor norte-americano de fama internacional cujos avós eram madeirenses oriundos daquele concelho. Contribuindo para a descentralização cultural, a instituição já acolheu várias iniciativas dignas de nota, incluindo encontros dedicados a John Dos Passos nos quais compareceram, inclusive, familiares do escritor.
Ontem, o lançamento ficou marcado pela presença do presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim, do secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais, Manuel António Correia, e do director regional dos Assuntos Culturais, João Henrique Silva.
Este último enfatizou, perante a audiência, que "aquilo que aqui nos reúne é sobretudo a memória de uma vida dedicada à Ponta do Sol e, já no projecto final da sua passagem pela área da Cultura, ligada ao projecto de reabilitação e construção deste Centro Cultural, que é, de facto, emblemático no contexto dos Centros Culturais da Madeira (...)".
"A dra. Carmo Santos quis convidar-nos para revisitar, de certa forma, através do seu livro, esta memória", referiu este responsável.
Também de origem pontasolense, João Henrique Silva disse-se tocado por esse "deambular da memória, de sentimentos e de emoções pelas freguesias da Ponta do Sol". Aproveitou, também, para enaltecer a passagem de Maria do Carmo Santos pela DRAC e o seu contributo para a Cultura na Madeira.
Desde há muitos anos uma apaixonada pela fotografia, Maria do Carmo Santos inclui no livro múltiplas imagens a cores de sua autoria, retratando a terra, os costumes e as gentes.
A apresentação do livro esteve a cargo da professora Fátima Marques, que se referiu tanto às fotografias como aos poemas, sublinhando que ambos "aludem às gentes, aos hábitos, ao folclore, a tudo o que faz ou fez (talvez sobretudo que fez) parte do quotidiano desta vila".
"A visão de Carmo Santos, que ao longo de um ano escreveu - disse-me - fruto de uma espontaneidade momentânea, tem a rara curiosidade de trazer ao presente factos do passado e não só. Há um percurso curioso, não ordenado - ainda bem, pois isso torna a poética mais rica", apreciou.
Fátima Marques enalteceu também na ocasião o projecto de criação do Centro Cultural John Dos Passos como uma aposta importante, e ganha por Maria do Carmo Santos.
A autora resumiu o seu trabalho a "umas palavras simples sobre este grande concelho que prezo muito".

1 comentário:

  1. Caríssimo Luís Rocha,
    Fiquei feliz e comovida tanto pelas palavras com que descreveste o lançamento do livro como por verificar que a Dra Carmo Santos continua a pôr a sua sensibilidade e amor à cultura em todos os eventos que vai realizando.
    Vai dando notícias tuas. Eu cá vou remando nesta canoa dolorosa e bem desequilibrada em que se tornou a minha vida.
    Parabéns e um abraço amigo para ambos da
    Ana Margarida Falcão

    ResponderEliminar