segunda-feira, 7 de julho de 2014

Jogadores foram alvo de avaliação psicológica



Por SÉRGIO FREITAS TEIXEIRA

O primeiro dia de trabalho do Marítimo não foi só utilizado para a realização dos habituais exames médicos e físicos. No final da manhã, o plantel foi ao Complexo do clube para fazer uma avaliação psicológica pormenorizada. Um questionário de 30 minutos com o objetivo de conhecer cada jogador

Leonel Pontes começou a nova era no Marítimo a inovar. Pela primeira vez, os jogadores verde-rubros foram alvo de uma avaliação psicológica algo exaustiva. Um inquérito que surpreendeu grande parte do grupo de trabalho e que o Domínio Público dá agora a conhecer em traços gerais:

- Quando o jogo está difícil sente-se mais, ou menos, motivado?
- Costuma, por regra, assumir os erros que comete durante o jogo?
- O que faz para se preparar para o jogo?
- Qual é o seu relacionamento com os outros jogadores?
- Prefere trabalhar sobre pressão?
- O que mais gosta num treinador?
- O que espera da nova época?
- Como vê a atual equipa para a nova temporada?

Estas foram apenas algumas das muitas perguntas feitas esta segunda-feira a cerca de metade do plantel verde-rubro - a outra metade responde esta terça-feira ao mesmo questionário - , sendo que o grande objetivo de Leonel Pontes passa por avaliar psicologicamente cada jogador que terá ao dispor em 2014/2015, percebendo, ao mesmo tempo, qual a melhor forma para lidar com cada atleta.

A vertente psicológica está, assim, a ser muito valorizada pela nova equipa técnica do Marítimo, até porque é vista como um importante fator que pode influenciar no rendimento desportivo.

Um conhecimento mais aprofundado dos jogadores também é importante porque Leonel Pontes (assim como a restante equipa técnica) chega a um grupo já formado, do qual ainda não tem, como é natural, todo o conhecimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário