quinta-feira, 19 de junho de 2014

As 600 camisolas de César



Por SÉRGIO FREITAS TEIXEIRA

César Gomes tem uma coleção única na Madeira. São 600 camisolas de jogadores de futebol, todas oferecidas pelos próprios. A exposição, estimada em cerca de 15 mil euros, pode ser vista a partir das 18 horas desta sexta-feira, e até domingo, na Praça da Autonomia, em Câmara de Lobos.

Perto do Estádio de Stamford Bridge, em Londres, há um restaurante de um madeirense onde muitos jogadores do Chelsea costumam almoçar depois do treino. O dono do estabelecimento é amigo de César Gomes e a pedido deste não hesitou em pedir a camisola a Frank Lampard, melhor marcador de sempre do clube londrino.

A camisola de Markovic foi obtida de forma diferente. Foi conseguida pelo próprio César Gomes depois de muitas horas de espera num hotel madeirense aquando de uma das deslocações do Benfica à Madeira.

A última da coleção chegou há poucos dias. Foi entregue em mão por Elma Aveiro, irmã de Cristiano Ronaldo. «Já tinha uma dele do Real Madrid e outra do Manchester United, mas só me faltava a da seleção! A Elma tratou de me arranjar uma oficial de Portugal que foi usada pelo Cristiano recentemente nos jogos de apuramento para o Mundial», explicou ao Domínio Público César Gomes, orgulhoso, lembrando que contou com a ajuda de João Camacho (antigo secretário técnico do Marítimo que agora trabalha na Gestifute com Jorge Mendes) para as outras camisolas de CR7.

Mas afinal qual a razão para tantas camisolas? «Tudo começou em 2007, numa brincadeira com o roupeiro do Marítimo da altura, o Francisco Silva, que me ofereceu uma camisola do Zeca. A partir daí foi sempre a colecionar!», exaltou este sócio do Marítimo há 28 anos que confessa que as camisolas verde-rubras têm outra importância sentimental. «São diferentes, claro, porque são do meu clube do coração. Do Marítimo tenho 50, entre elas a do Pepe.»

A coleção está estimada em cerca de 15 mil euros, mas César Gomes não gastou um único cêntimo.
«A do Markovic, por exemplo, se quisesse vender na internet podia valer uns 500 euros! Esta coleção não tem preço e não está à venda!», disse de pronto, lembrando que na coleção é dado grande destaque ao jogador de Câmara de Lobos, concelho de onde é natural e onde reside: «Desde os jogadores dos clubes do concelho, até aos que foram para fora jogar. Tenho de tudo um pouco», sublinhou.

COLEÇÃO EM EXPOSIÇÃO NO CORETO, NO CENTRO DE CÂMARA DE LOBOS

Numa iniciativa conjunta entre a junta de freguesia de Câmara de Lobos e a autarquia local, contando ainda com o apoio logístico do Marítimo, a coleção de César Gomes estará em exposição a partir das 18 horas desta sexta-feira, e até domingo, bem no "coração" de Câmara de Lobos, na Praça da Autonomia, mais concretamente no coreto.

Sem comentários:

Enviar um comentário