terça-feira, 20 de maio de 2014

Poiares Maduro amanhã na Madeira

Elogiado pelo dossiê dos fundos comunitários, o ministro tem o berbicacho dos Centros Regionais da RTP por resolver.
Por EMANUEL SILVA

O Ministro-Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro desloca-se amanhã à Madeira onde irá associar-se ao ‘Dia do Empresário Madeirense’.
A iniciativa é da Associação Comercial e Industrial do Funchal (ACIF).
O Dia do Empresário Madeirense será assinalado com um Seminário e um Jantar de Gala.
'Internacionalização e Captação de Investimento Estrangeiro' é o tema do seminário que decorrerá no Centro de Congressos da Madeira.
O debate contará com diversas personalidades, entre elas Martim Avillez Figueiredo e o administrador da AICEP Portugal, José Vital Morgado.
O Jantar de Gala será no mesmo dia, pelas 20 horas, no Restaurante Bahia –Casino.
É a segunda vez que Poiares Maduro vista a Madeira nas funções de ministro.
A última vez foi a 20 de Dezembro de 2013, altura em que visitou o M-ITI – ‘Madeira Interactive Technologies Institute’, no Pólo Científico e Tecnológico da Madeira e a RTP-Madeira.
Na altura, foi elogiado por Alberto João Jardim pela forma como conduziu, com o Governo Regional, a programação dos fundos comunitários 2014-2020 no valor de 844 milhões de euros.
Pendente está o ‘quente’ dossiê dos centros regionais da RTP na Madeira e nos Açores.
Os governos das duas Regiões Autónomas recusam a proposta de Poiares Maduro que mantém apenas a informação e descarta a restante produção de conteúdos para empresas privadas.
A 20 de Dezembro de 2013 o Ministro reuniu com o Governo Regional tendo na agenda o tema dos Fundos Comunitários.
Poiares Maduro aproveitou a deslocação para visitar as instalações da RTP/Madeira.
Recorde-se que Poiares Maduro herdou do Ministro Miguel Relvas um pacote legislativo de 25 leis que proíbem as entidades públicas de terem meios de comunicação social.
Ora, na Madeira, a RAM (leia-se Governo Regional) é detentora de 99,9% do Jornal da Madeira. O ex-secretário de Estado, Feliciano Barreiras Duarte tinha um caminho legislativo desbravado para solucionar o problema.
A solução passava por impedir as pessoas colectivas de direito público (Região e Autarquias incluídas) de possuírem órgãos de comunicação social. Miguel Relvas demitiu-se e o pacote legislativo ficou congelado.
Quando o Governo de José Sócrates tentou pôr cobro à situação do Jornal da Madeira, em 2007, Alberto João Jardim garantiu que o jornal iria “continuar”, acrescentando que a lei do Governo da República lhe dava “vontade de rir”.
Em relação à RTP/Madeira, ainda está em aberto o caminho a trilhar. Estão a ser estudadas novas formas de financiamento da RTP que poderão passar pela criação de parcerias.

Uma delas poderá ser com a RAM/Governo Regional numa divisão de capital 51% para o Estado, 49% para a Região. A mais recente passa por Lisboa não abrir mão da Informação e passar para os privados apenas a produção de conteúdos. Mas a proposta está longe de ser consensual. 

Sem comentários:

Enviar um comentário