quarta-feira, 23 de abril de 2014

Cinema independente para ver esta semana no 'Madeira Film Festival'

A natureza inspira a 3.ª edição do festival de cinema que decorre até 27 de Abril.
Por EMANUEL SILVA
A terceira edição do Madeira Film Festival (MFF) arrancou com um cocktail de recepção no Hotel Belmond Reid’s Palace. Anteontem houve uma visita à floresta Laurissilva, no Fanal, e um ‘Sunset cocktail’ no Hotel Meliã Madeira Mare.
O festival é publicitado por um canal norte-americano de televisão. Um ‘spot’ de promoção do festival está a passar no Sundance Channel, um dos canais da rede de televisão por cabo e satélite digital AMC, responsável pela série ‘Mad Men’.
Este ano, no MFF serão exibidas 12 curtas-metragens e 18 ‘longas’, de países como México, Reino Unido, Estónia, Alemanha, Estados Unidos e Grécia, no Teatro Municipal Baltazar Dias.
De quarta a domingo haverá quatro sessões de cinema por dia, todas no Teatro Municipal Baltazar Dias, e também um bloco de animação, no dia 23 de Abril, às 16 horas. Os bilhetes para os filmes custam 3 euros.
Ontem aconteceu a abertura oficial do festival, às 18 horas, com um cocktail no Belmond Reid’s Palace, seguido da exibição do filme de estreia do 3.º MFF, a fita ‘Mushrooming’, do estónio Toomas Hussar, no Teatro Municipal, às 21 horas.
O realizador do filme ‘Gaiola Dourada’, Ruben Alves, e os actores Marco d’Almeida, Margarida Marinho e Ivo Canelas são algumas das personalidades que estarão presentes nestes eventos.
Do exterior vêm Andy Heathcote, Heike Batchelier, Costa Kalogiros, Lisa Scott Gordon, Demelza Kooij, Irene Borrego e Eric Steel para ‘workshops’ e painéis de discussão.
O MFF, cuja organização está a cargo da Associação Cultural e Educacional ‘Creative Madeira’, tem como missão alertar e criar consciência mundial para a preservação da natureza, promovendo a floresta Laurissilva, consagrada pela UNESCO Património Mundial Natural da Humanidade.
Na 3.ª edição do MFF há uma oferta de cinema independente inspirada na natureza.
São filmes independentes, curtas e longas metragens e documentários inspirados na natureza. 'Fuck For Forest', de Michal Marczak e 'Post Tenebras Lux', de Carlos Reygadas são duas das mais aguardadas exibições.
Mas há outras apostas como os filmes 'Leviathan', de Lucien Castaing-Taylor e Verena Paravel (vencedor do IndieLisboa 2013); o documentário 'Black Fish', de Gabriela Cowperthwaite; e 'Village to the End of the World', de Sarah Gavron.
Aguardados com alguma expectativa são também as exibições de dois dos melhores documentários portugueses de 2013: 'Batalha de Tabotô', de João Viana e 'Lacrau', de João Vladimiro.
Na edição de 2014, o MFF deu oportunidade a realizadores portugueses de submeterem a concurso curtas-metragens relacionadas com a natureza. É o caso de 'De Mim', do realizador madeirense Carlos Melim, que será exibido na quinta-feira, dia 24 de abril, às 14 horas.
As dez curtas-metragens seleccionadas para o Festival serão exibidas posteriormente numa digressão internacional do 'Madeira Film Festival On The Road', que irá decorrer nos EUA.
Associado ao Festival está o projecto 'Estórias', que pôs os alunos das escolas da Madeira a escrever contos e uma mostra de fotografia inaugurada a 2 de Abril no átrio da Câmara Municipal do Funchal, inspirada no tema 'Recursos Marítimos', no âmbito do projecto educativo do MFF.
A edição deste ano do MFF integra ainda um novo projecto direccionado aos estudantes de três escolas da Madeira e que visou a realização de curtas-metragens (documentários ou ficção experimental) sobre as características do Oceano da Região. Projecto que contou com a colaboração da Estação de Biologia Marinha do Funchal e de dois realizadores da CalArts, Chris Peters e Theron Patterson.
O Festival inclui além dos filmes, exposição de fotografias, concertos, painéis e workshops, um projecto educativo e um programa social, assim como uma vertente solidária, que apoia a Fundação do Gil.
A internacionalização do Festival continua a ser uma aposta, graças à ligação que o MFF desenvolveu, desde a 1.ª edição, com alguns festivais nos EUA, com o apoio da embaixada americana em Portugal, através do embaixador, Allan J. Katz, um dos convidados de honra da 1.ª edição do MFF.
É por isso que vão deslocar-se à Madeira alguns realizadores, para apresentar os seus filmes e participar em workshops.
A Associação Cultural e Educacional 'Creative Madeira' dá o impulso necessário à digressão internacional, 'Madeira Film Festival on the Road'.
Na digressão, está agendada, para setembro, em Los Angeles, uma passagem pela California Institute of Arts [CalArts], considerada uma das dez melhores escolas de cinema do mundo pela revista norte-americana Hollywood Reporter, em 2011 e 2012.
Ainda em data por determinar está também aberta a possibilidade de exibição das "curtas" na Georgetown University, em Washington, e durante as comemorações do centenário da cidade de New Bedford, em agosto.
Recorde-se que a edição de 2014 do MFF foi oficialmente apresentado a 19 de Março último, em Lisboa, no Double Tree by Hilton - Fontana Park Hotel, com a presença de Dom Duarte Pio, Duque de Bragança. O Festival tem o “alto patrocínio" de Dom Duarte Pio, Duque de Bragança.
Nas edições anteriores, passaram pelo Festival várias personalidades nacionais e internacionais, como Maria de Medeiros, Joaquim de Almeida, Nicolau Breyner, bem como realizadores e personalidades de várias nacionalidades, como Kyle Eastwood, filho do famoso actor Clint Eastwood, músico de jazz e que estudou Realização antes de embarcar numa carreira musical.

Sem comentários:

Enviar um comentário