sábado, 22 de março de 2014

«Marítimo é um clube exímio a contratar jovens jogadores»


Por SÉRGIO FREITAS TEIXEIRA

Leonel Pontes foi o convidado da segunda ação de formação realizada pela Vieira´s Sports Law, em parceria com o Marítimo sobre "Formação de Elite», que decorreu este sábado na escola Horácio Bento de Gouveia. O adjunto de Paulo Bento na seleção nacional elogiou o clube verde-rubro no que toca à contratação de jovens talentos. E deu o exemplo de Pepe que, curiosamente, chegou a testar provas no Sporting mas não ficou...

«O Marítimo é um clube exímio a contratar jovens jogadores. Um dos exemplos foi a contratação do Pepe que chegou a passar pelo Sporting mas não ficou.» Leonel Pontes fez questão de deixar uma palavra ao Marítimo no discurso realizado para algumas dezenas de treinadores madeirenses. Um discurso rico, no qual o atual adjunto de Paulo Bento na seleção nacional focou o exemplo do Sporting, onde trabalhou durante 14 anos, tendo sido, entre muitas outras coisas, tutor de Cristiano Ronaldo.

«As condições que existiam antes da criação Academia eram muito distintas das atuais. Agora, por exemplo, um miúdo na Academia custa ao Sporting 2500 euros por mês, entre alimentação, estadia, e tudo o resto», explicou o técnico madeirense natural do Porto da Cruz.

Sempre muito pertinente na forma como apresentava as ideias relacionadas essencialmente com o futebol de formação, Leonel Pontes abordou ainda um tema sensível:
«Será que o crescente recrutamento de estrangeiros em idades mais baixas vai prejudicar as seleções nacionais nos próximos anos?», começou por perguntar o treinador, para logo responder: «Os que vêm para cá, têm de fazer a diferença em relação aos que cá estão, e no futuro, alguns desses vão se naturalizar e representar a seleção do país onde estão há muito tempo. Isso não me choca! Acontece atualmente na Alemanha com os turcos, ou em França, com os africanos», esclareceu Leonel Pontes.

Marítimo credível lá fora para melhor recrutar
O presidente do Marítimo, Carlos Pereira, foi o preletor na sessão de abertura  e garantiu deste logo que a formação é a sua «menina dos olhos.» Para o dirigente, «é fundamental que o Marítimo seja sempre uma instituição credível e estável, com visibilidade nacional e estrangeira». Se assim for, continuou o líder verde-rubro, «certamente que com credibilidade teremos mais facilidades no recrutamento.»

Carlos Pereira fez ainda questão de elogiar a competência de Leonel Pontes - «uma pessoa que começou em clubes de menor expressão, fez de tudo um pouco e foi subindo a pulso à custa de muito trabalho» - e deixou um desejo ao adjunto de Paulo Bento na seleção nacional a poucos meses do Mundial do Brasil. «Espero que nos dê grandes alegrias! Nós cá estaremos a apoiar a seleção!»

Sem comentários:

Enviar um comentário