terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Pinto da Costa fala da problemática da autópsia a 21 de Fevereiro

Por EMANUEL SILVA

O Professor J. Pinto da Costa profere, a 21 de Fevereiro, na Madeira, uma conferência sobre "A Problemática da Autópsia na Actualidade".
 
A conferência insere-se na pós-graduação em Ciências Forenses, Investigação Criminal e Comportamento Desviante e destina-se a finalistas de licenciatura e profissionais das áreas de Psicologia, Criminologia, Direito, das Ciências Sociais e da Saúde, áreas afins ou equivalente legal; militares, polícias e outros profissionais da carreira judiciária.
 
A conferência, especificamente, destina-se a estudantes e profissionais das áreas da Psicologia, das Ciências Sociais e da Saúde, Direito, Antropologia, Criminologia, Sociologia, Educação, Policias, Militares, Profissionais da Carreira Judiciária. Enfim, a estudantes universitários que se interessem por esta temática.
 
A conferência é promovida pelo Instituto CRIAP- Psicologia e Formação Avançada. O CRIAP foi fundado em Dezembro de 2007 e é uma unidade exclusivamente dedicada às ciências psicológicas, actuando sobretudo na área da Formação Avançada e aposta ainda na Investigação científica, visando dar respostas às exigências do mercado de trabalho na área de Saúde Mental.
 
Autópsia médico-legal versus clínica, autópsias úteis versus desnecessárias, custos da autópsia e finalidades objetivas para a justiça são assuntos a abordar.
 
Licenciado em Medicina, Pinto da Costa é doutorado em Ciências Médicas com prova complementar em Psiquiatria; Especialista em Medicina legal- Ordem dos Médicos; Consultor em Medicina Legal - Ministério da Justiça; Chefe de Serviço de Medicina Legal; Consultor de Mestrado de Medicina Legal na Universidade do Porto; Competência em Avaliação do dano corporal - Ordem dos Médicos; Professor Catedrático de Medicina Legal na Universidade Portucalense (Infante D. Henrique); Professor Catedrático de Psicologia forense na Universidade Lusíada - Porto; Professor Catedrático de Odontologia Forense no Instituto Superior de Ciências da Saúde-Norte; Ex - Director do instituto de Medicina Legal do Porto.
 
É membro de múltiplas sociedades científicas nacionais e estrangeiras, a sua obra científica conta com mais de 250 trabalhos, alguns deles publicados na África do Sul, Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Checoslováquia, Cuba, Espanha, Estados Unidos da América, França, Holanda, Inglaterra, Israel, Japão, Noruega, Roménia, Suécia, Tunísia, etc. Tem divulgado múltiplos temas de medicina legal nos órgãos de comunicação social, alguns deles difundidos na imprensa, rádio e televisão.
 
Depois da problemática da autópsia o CRIAP irá promover ainda na Madeira o curso prático em Avaliação Neuropsicológica e Demências (28 de Fevereiro e 01 de Março de 2014); curso prático em reabilitação neuropsicológica em doentes com Acidente Vascular Cerebral (21 e 22 Março de 2014); Curso Intensivo de Psicologia da Arte (21 e 22 de Março de 2014); Curso Prático em Balística Forense (28 e 29 de Março de 2014); curso prático em reabilitação neuropsicológica em doentes com Traumatismos Crânio-Encefálicos (16 e 17 de Maio de 2014); Workshop "o conto de fadas como meio terapêutico" (14 de Junho de 2014); Curso de Avaliação e Intervenção no Processo do Luto – da infância à idade adulta (28 de Junho e 05 de Julho de 2014); e o workshop "O Divórcio: Como minimizar o impacto negativo nas crianças" (19 Julho de 2014).


Sem comentários:

Enviar um comentário