sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Encontro "Cinema e Território" na UMa entre 28 e 30 de Abril

Por EMANUEL SILVA
O Laboratório de Antropologia Visual do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais (CEMRI) da Universidade Aberta (UAb) participa na organização e realização do II Encontro "Cinema e Território: Um Lugar de Poder", que terá lugar de 28 a 30 de abril de 2014, na Universidade da Madeira (UMa), Funchal.

Este encontro, integrado no conjunto de atividades organizadas pelo Clube Universitário de Cinema (CUCUMa)/Conselho de Cultura da UMa, decorrerá no Auditório da Reitoria (Colégio dos Jesuítas).
 
As comunicações a submeter ao Encontro deverão debruçar-se sobre temas que abordem o cinema e a relação de poder da sua mensagem com a política, a responsabilidade social, a cultura e a economia, em geral. A considerar ainda, comunicações em que o cinema se apresente como contrapoder, ou em que um realizador, ou filme, se constitua como um estudo de caso.
 
Este é o segundo ano em que se realiza este Encontro, integrado no conjunto de atividades organizada pelo CUCUMa/Conselho de Cultura da UMa, com a intenção de lhe dar, a cada ano, forma e conteúdo, num contributo que se quer relevante para a comunidade científica em geral, e em particular, para aquelas áreas com que o cinema caminha lado a lado, a Antropologia e as Artes Visuais.
Motivados pelo Laboratório de Antropologia Visual, CEMRI-Universidade Aberta, que através da sua coordenação propôs o início de atividades conjuntas, em que o cinema se destaca como área de investigação, reuniu-se um grupo de professores e investigadores daquele centro de investigação, do Centro de Competência de Artes e Humanidades da UMa e do CLEPUL-Pólo Madeira, para promoverem o que se constituiu hoje num Encontro anual.
 
No âmbito do "II Encontro Cinema e Território: um Lugar de Poder", o CUCUMa prepara um ciclo de cinema sobre a temática do Encontro, com início a 23 de abril de 2014, às 20H30. Após a visualização de cada filme, o público presente terá a oportunidade de interagir com os organizadores do evento, num período aberto ao debate.

Uma das características dos ciclos de cinema de iniciativa do CUCUMa é realizarem-se à quarta-feira e prolongarem-se por um período de 4 a 5 semanas.

Sem comentários:

Enviar um comentário