sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Assembleia-Geral da SAD do Marítimo confirma notícia do Domínio Público avançada há um mês


Por SÉRGIO FREITAS TEIXEIRA

Governo Regional sai praticamente da SAD do Marítimo. Passa de 40 por cento do capital para apenas 2 %. Mudança foi dada em primeira mão pelo Domínio Público no último dia 18 de Dezembro.

A Assembleia Geral (AG) da SAD do Marítimo realizada ao final da tarde desta sexta-feira veio confirmar a notícia avançada em primeira mão pelo Domínio Público no último dia 18 de Dezembro, praticamente há um mês. Ou seja, 15 anos depois de ter ajudado a impulsionar a SAD verde-rubra, que nasceu em 1999, o Governo Regional sai praticamente do projeto, mantendo apenas uma percentagem mínima de 2 % do capital social, quando antes detinha 40 por cento, o mesmo valor que o Marítimo detinha.
 
«Houve a aprovação de uma redução de capital de dois milhões e meio de euros para cinquenta mil, bem como o proposto pela administração de um aumento de capital social de cinquenta mil euros para milhão de euros», começou por explicar no final da AG o presidente da Assembleia Geral, Luís Miguel de Sousa.

Nesta fase o Marítimo baixou o valor das ações de 5 euros para apenas 10 cêntimos. Uma operação que, segundo o responsável, «implica uma melhoria na situação líquida do Marítimo» que tinha capitais próprios negativos.
Clube verde-rubro que se mostra disponível a «subscrever todas as ações sobrantes no aumento de capital», tendo os acionistas direito de preferência na proporção das ações que têm.

«As que não forem subscritas, o Marítimo garante que o irá fazer, ficando, deste modo, o Club Sport Marítimo com uma participação na SAD superior a setenta por cento, bem próximo dos oitenta», garantiu o presidente da Assembleia Geral do Marítimo.

Luís Miguel de Sousa acrescentou que o representante do Governo Regional da Madeira votou favoravelmente o aumento de capital «mas deu indicações que não subscreverá esse aumento de capital.» 

Os acionistas aprovaram um voto de reconhecimento «pelo empenho que a Região teve enquanto acionista de referência da SAD do Marítimo», clube que durante esta participação, «ganhou estabilidade e iniciou uma aventura que era transformar a sua equipa de futebol numa SAD, com uma acionista de referência»

Sem comentários:

Enviar um comentário