quarta-feira, 23 de outubro de 2013

CDS viabiliza Executivo de Junta ‘laranja’ em Santo António

Centristas acordam com PSD e ‘Mudança’
em diferentes freguesias                                 

Por Patrícia Gaspar

A decisão de viabilizar o Executivo social-democrata na Junta de Freguesia de Santo António colocou o CDS-PP debaixo de fortes críticas, isto depois de o partido ter já acertado lugares com a coligação ‘Mudança’ para a Assembleia Municipal do Funchal e para a Assembleia de Freguesia de São Pedro.

Contra as indicações tornadas públicas pelo partido - segundo as quais nenhum dos membros recém-eleitos iria efectuar acordos pós-eleitorais de viabilização das câmaras municipais -, o CDS votou favoravelmente, esta terça-feira, o Executivo da Junta de Freguesia de Santo António liderado pelo social-democrata Rui Santos.

Recorde-se que quer a coligação ‘Mudança’, quer o PSD tinham assegurado a eleição de sete mandatos para este Executivo, sendo que a indicação de Paulo Cafôfo era para a viabilização do mesmo, bastando para isso o voto em branco.

A opção do CDS tem suscitado algum debate no meio político e surpreendeu alguns dos presentes. Entre eles Carina Ferro, membro da Assembleia de Freguesia e deputada socialista.
“Estranho esta posição do CDS porque o voto favorável ao Executivo do PSD quebra a disciplina partidária”, afirma.

Para além do voto favorável ao Executivo social-democrata da Junta de Freguesia, CDS e PSD chegaram também a acordo na eleição para a Mesa da Assembleia de Freguesia.

Após a lista da ‘Mudança’ liderada por Roberto Vieira ter ‘empatado’, na primeira votação, com a proposta do PSD, os centristas viabilizaram,  após alguns minutos de conversação, a lista social-democrata e asseguraram o lugar da segunda secretária na Mesa da Assembleia de Freguesia, Sónia Cristina Costa Silva Jesus.

“O cabeça-de-lista do CDS à Junta de Freguesia de Santo António, Nelson Ferreira, recusou o convite da ‘Mudança’ e aceitou, de seguida, integrar a Mesa da Assembleia de Freguesia”, critica Carina Ferro.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário